terça-feira, 22 de junho de 2010

Os diferentes níveis do "servir"



O sentido do "servir" (ou de "doar-se") é algo que pode ter diferentes níveis:

PRIMEIRO: a pessoa "serve" a ela mesma. Trata-se daquele indivíduo que, como usualmente se diz, olha somente para o seu próprio umbigo.

SEGUNDO: a pessoa "doa-se" para as outras pessoas, mas apenas com o intuito de cativar (motivar, entusiasmar,...) as outras pessoas, a fim de que elas trabalhem mais eficientemente 'para ela'. Essa é, na verdade, uma variação do primeiro nível.

TERCEIRO: a pessoa doa-se alegramente para as outras pessoas, sem qualquer tipo de interesse próprio. Doa-se pois entende a vida num sentido mais elevado, com um propósito superior, que é muito maior do que o puramente terreno, imediatista, antropocêntrico.

A pessoa do PRIMEIRO nível é puramente egoísta (e, muitas vezes, nem percebe isso). Já a do SEGUNDO nível é egoísta e maquiavélica, pois usa os outros para seu próprio benefício, além de deixar a (falsa) impressão de que se interessa, de fato, por alguém. E a do TERCEIRO nível, por outro lado, certamente alcançou um patamar bastante superior, o qual devemos, todos, buscar.



Não nos cabe julgar ninguém, mas temos a obrigação de refletir a respeito disso, de modo a que perguntemos, para nós mesmos, em que nível nos encontramos: somos realmente capazes de fazer pelos outros (servi-los) de forma totalmente desapegada, sem qualquer interesse próprio?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marcos,

Sim, somos realmente capazes, ao menos alguns. Porém o que ocorre, é que estes do terceiro nível, são os alvos de oportunistas, falsos aliados, etc. Sempre digo: "Seja bom, mas não seja bobo."
Resulta em desmotivação, descrédito e os do terceiro nível, partem para um outro local para servir. Afinal, tenho certeza de ninguém engana ninguém(interesse) neste mundo, ao menos por muito tempo.
:o)