domingo, 27 de setembro de 2009

O problema do elogio

Por que precisa ser tão difícil elogiar?

Tenho visto que, quando um chefe elogia um subordinado, dizem que ele não fez mais do que a sua obrigação!

Por outro lado, quando um subordinado elogia um superior hierárquico, dizem ser puxa-saquismo, badalação.

Assim, não se ganha nunca!

Além disso, parece que as pessoas tendem a levar bem mais a sério uma crítica do que um elogio, sendo que muitas supõem que o elogio traz consigo alguma intenção oculta. E isso é inversamente proporcional à auto-estima: quanto menor ela for, maior é a resistência ao elogio e a suposição de uma segunda intenção por trás dele.

Por não conseguir enxergar (e acreditar nas) suas próprias qualidades, a pessoa nunca dá crédito aos elogios que lhe são feitos; no entanto, por outro lado, ela crê plenamente em todas as críticas que lhe dirigem!

Diga se você já não presenciou uma situação, como a seguinte:

Alguém diz para uma moça... - “Puxa, que blusa linda!”

E a resposta é... - “Você acha? Ah, mas é tão velhinha!... Tão sem graça... Está até desbotada, descosturada, olha esta manchinha aqui, aquele rasgadinho ali...”.

Ela menospreza a si mesma, sente-se diminuída em relação a outras pessoas, nunca aceita bem um elogio e age como se não o merecesse!

O que a impede de pura e simplesmente... Aceitá-lo?

Pode até acontecer que alguém que elogia tenha alguma intenção oculta (pode ser que queira um dinheiro emprestado, o carro para dar uma voltinha, que a outra pessoa faça um hora extra no trabalho, etc...). Mas, independente de algo assim poder eventualmente acontecer, acredito que na maioria das vezes trata-se simplesmente de um elogio, de uma forma de carinho, de uma manifestação honesta pelo bom, pelo belo, pelo agradável... Mas a pessoa, mesmo assim, pura e simplesmente
não se permite aceitá-lo!

Praticamente todo funcionário reclama pela falta de reconhecimento. Mas, muitas vezes, quando ele vem, em forma de elogio, não é aceito!

Agora, durma com um barulho desses!!!



2 comentários:

http://elogieaki.com.br/ disse...

Quando o assunto for elogiar, criamos o canal adequado para isto: lá fica fácil elogiar!

ElogieAki - site de elogios

Anônimo disse...

Pessoa,
O problema que vejo é que nas empresas se elogia com interesse, está uma coisa banal, qualquer coisa, Parabéns.
É melhor agradecer um resultado efetivo, aceitar uma crítica. Aliás, quase todas as pessoas entendem a crítica como uma coisa ruim e deveria ser uma coisa reflexiva, mas não. Não a aceitam e ainda pensam como dar troco, anotam na lista negra. Lamentável mais verdadeiro. O que falta? MATURIDADE.