domingo, 31 de maio de 2009

Qual será o PC do futuro?

O computador "de mão" (handheld) é, certamente, o novo PC.

Para mim ele se constitui, sem sombra de dúvida, na mais atrativa e promissora plataforma para executar aplicações e se conectar a serviços baseados em nuvem.



Mas... Ao que exatamente nos referimos quando falamos em "computador de mão"?

Bem... Poderia ser um equipamento da nova linha (mais avançada) de smartphones, como o iPhone (da Apple), que foi o pioneiro dessa nova geração, ou telefones que rodem o Android (da Google), ou ainda, as versões mais recentes do BlackBerry (da Research in Motion). Poderia, ainda, ser um pequeno tablet, alimentado pelo avançado sistema operacional do iPhone e dotado da sua espetacular user-interface; ou, possivelmente, pelo Android; ou ainda, pelo novo sistema operacional da Palm, agora orientado à web.

O que certamente não poderíamos incluir nesta nova classe de dispositivos são os netbooks rodando o MS-Windows, que se limitam a ser laptops bonitos, pequenos e mais baratos. Também não poderíamos incluir na lista os milhares de dispositivos de concepção mais antiga (moderninhos só na aparência), que são comumente denominados "smartphones" - mas que, de fato, não o são, particularmente por não permitirem computação na nuvem.

Adicionalmente, devemos dizer que esses equipamentos - como o Treo (da Palm), os telefones de versões mais antigas do Windows Mobile, ou os BlackBerries mais antigos - foram inovações 'para as suas épocas'. Hoje, sabemos que eles utilizam sistemas operacionais da "pré-história dos smartphones" e hardware de capacidade consideravelmente inferior aos que são atualmente utilizados nas novas categorias de smartphones (eles até rodam aplicativos de parceiros, mas que parecem extremamente primitivos com relação, por exemplo, aos iPhone apps).




O que o futuro reservará para a computação pessoal (os PCs), não se sabe com precisão. Mas a tendência é, certamente, a que está descrita aqui.

O fato é que não se pode deixar enganar pelo "look" do equipamento. Por outro lado, serão preponderantes a conectividade, a possibilidade de que se rode aplicativos de terceiros e a facilidade de uso (usabilidade).

Nenhum comentário: