segunda-feira, 6 de abril de 2009

Click: o novo livro do dono da Hotwise

Escrito por Bill Tancer, estou lendo agora o livro Click, recém-lançado no Brasil, para mostrar o quanto dizem sobre nós os termos que pesquisamos nos sistemas de buscas.


Creio (e o autor também) que as nossas buscas dizem muito a respeito de nós, dos nossos comportamentos e das nossas personalidades.

De acordo com Tancer, quando estamos em frente a um computador, com a sensação de um "suposto anonimato", acabamos "nos soltando mais", do que quando estamos na frente de uma pessoa de um instituto ou empresa de pesquisa. Isso faz com a análise dos dados de nossas buscas seja mais eficiente para tomadas de decisão e revele tendências que antes não eram tão visíveis.

Pelos métodos tradicionais de pesquisa (por telefone ou pessoalmente), o autor diz que dificilmente os pesquisadores poderiam saber que as maiores dúvidas que as pessoas têm são de “como dar um nó na gravata” ou “como fazer sexo”. Ou que os maiores medos pessoais são o de “ficar sozinho a vida inteira” ou o de “firmar um compromisso muito forte”. Essas são algumas das expressões mais buscadas na rede.

Oviamente, o que o autor faz, na verdade, é "vender o seu peixe" (ele é o diretor-geral da Hitwise), mostrando o quão importantes são esses dados nas tomadas de decisões e o quanto eles podem revelar características de comportamentos, que não são detectadas pelos métodos tradicionais de pesquisas.

Nenhum comentário: