quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Portabiliade na Sercomtel

Apesar das reclamações das operadoras e dos pedidos de adiamento, não foram registrados incidentes no primeiro dia da portabilidade numérica, que permite ao consumidor mudar de prestadora de serviço e manter o número do telefone.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Londrina, no norte do Paraná, foram registrados 132 pedidos de mudança de operadora com a manutenção do número - 15,3% dos 864 pedidos registrados no país. A região de Londrina, com o DDD 43, foi uma das escolhidas no país para a estréia do serviço, que deve ser implantado em todo o Brasil até março do ano que vem.

As operadoras têm um dia útil para dizer se é possível fazer a migração com a manutenção do número. Em caso afirmativo, devem efetuar a mudança em até cinco dias úteis, a partir da solicitação do usuário. Durante a migração, o telefone pode ficar mudo por, no máximo, duas horas.

Em Londrina, o presidente da Sercomtel, Gabriel Ribeiro de Campos, afirmou que o serviço foi implantado sem problemas. Ontem, segundo ele, foi feito um teste com a transferência de duas mil contas de uma central para a outra (o que antes poderia significar mudança de número). 'Desse total, houve problemas em apenas duas migrações, o que representa uma taxa de insucesso muito baixa [0,1%]. Mas as causas dos problemas foram identificadas e, em cinco minutos, os problemas foram resolvidos', afirmou Campos.

As operadoras TIM, Vivo e Claro (de telefonia móvel), Brasil Telecom (móvel e fixa), GVT e NET (de telefonia fixa) informaram ontem que ainda era cedo para fazer uma análise da implantação da portabilidade. Todas, incluindo a Sercomtel, optaram por não cobrar a taxa pelo serviço, fixada pela Anatel em R$ 4.

(fonte: Gazeta do Povo - 2.set.2008)

Nenhum comentário: