quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Efeitos colaterais da Internet


Ninguém duvida que a Internet nos trouxe um mundo de novas facilidades.

No entanto, há problemas, também.

Um deles é, certamente, a questão da auto-medicação. Saúde é um tema de interesse geral e, assim, sites nessa área começaram a proliferar por todos os cantos virtuais, como uma verdadeira epidemia.

Com isso aumentou a auto-medicação, que é totalmente condenada por ser um prática bastante perigosa. Some-se a isso o fato de que há “sites e sites”, sendo que nem sempre é possível avaliar a confiabilidade da informação que é colocada na Internet.

Um outro problema tem sido com a Wikipédia. Para quem não conhece, trata-se de uma enciclopédia livre e colaborativa, que é editada por internautas voluntários. Aqui acontece a mesma coisa: não se pode ter certeza de que determinada informação é absolutamente confiável.

E o que está acontecendo é que muitos alunos, para fazerem seus trabalhos escolares, têm simplesmente consultado a Wikipédia e adotado o procedimento do control-c-control-v (copiar e colar), sem qualquer discernimento ou preocupação com a veracidade (ou não) daquele material. Inúmeros erros têm ocorrido por meio desse procedimento, que tem deixado muitos professores de cabelo em pé, como pode-se ver neste interessante artigo sobre o assunto.

Nenhum comentário: