Eike quer a Apple no Brasil
Eike Baptista: estratégia e logística.
Leia aqui.
Eike Baptista: estratégia e logística.
Leia aqui.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
19:53
0
comentários
1) Inovação não é o que os inovadores oferecem; é o que os consumidores adotam.
2) Ideias não geram valor; é a implamentação de uma ideia que cria inovação e gera valor.
3) Não creia em opiniões; teste tudo, sempre!
4) Boas idéias são inúteis no contexto da inovação; ninguém compra idéias, mas sim produtos e serviços.
5) Pessoas com boas idéias em geral não são inovadoras; pois só falam sobre elas próprias e sobre as suas ideias, reclamam muito do "sistema" e não botam as ideias em prática.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
08:43
0
comentários
Philip Kotler fez uma palestra no HSM ExpoManagement 2010.
Kotler defende uma visão “humanizada” da comunicação e dos negócios, o que ele chama de Marketing 3.0: marketing centrado em valores (não em produtos ou em clientes).As empresas devem se preocupar com o planeta, contribuindo para um mundo melhor. Não basta serem lucrativas e eficientes, têm que se preocupar com os outros. As empresas têm que ter causa e propósito, colaborando para darem um sentido na vida de seus funcionários, fornecedores, acionistas, clientes.
Alguma coincidência com o que vimos dizendo há anos?
Para quem tem acompanhado o nosso trabalho profissional, tem visto que o nosso discurso (inclusive com os mesmos termos), o nosso propósito e as nossas ações têm se pautado EXATAMENTE NISSO. Nem sempre, entretanto, com o devido apoio. Primeiro, porque não podemos nos comparar com o prestigiado Kotler (nem de longe!); depois, por vivermos em uma sociedade hiper-consumista, hiper-hedonista, hiper-pós-moderna, como a nossa, que só se preocupa com o próprio umbigo. Falamos sobre isso em uma palestra que demos no ano passado, e que teve como título "Sociedade Quinária".
Talvez agora, com o guru Kotler falando o que já temos pregado há muito tempo, passemos a ser mais ouvidos...
Kotler também diz que as empresas vendem experiências e não produtos ou serviços. Tudo isso também já dissemos. Só chamamos de "x.0", enquanto Kotler usa a denominação "3.0". Esses conceitos, à propósito, estão no livro "Projeto BEL: a COPEL Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe", impresso em dezembro de 2008, particularmente no Capítulo 1 - "BEL: a COPEL Telecomunicações na era x.0".
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
07:54
0
comentários
Nicholas Carr, pesquisador do MIT, fez a apologia do cloud computing, durante sua apresentação em evento da HSM, o ExpoManagement. Segundo ele, tudo deverá passar para"as núvens", com o tempo.
No entanto, isso não está de acordo com o que ele mesmo fala em seu livro A Grande Mudança, onde ele afirma que a tendência é "híbrida", sendo o desafio maior a decisão sobre o que passaria para "as núvens" e o que ficaria fora.
Curioso...
O mesmo polêmico pesquisador, há algum tempo, afirmou que a Internet está prejudicando as nossas atividades cerebrais. Veja mais sobre o assunto aqui.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
07:39
0
comentários
We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
07:29
0
comentários
Uma pessoa, por si só, pode ter uma ideia fantástica.
Entretanto, para materializá-la é geralmente necessário que haja mais de uma pessoa, dedicando-se àquilo.
E isso me fez lembrar do Tom Jobim:
“Vou te contar... Os olhos já não podem ver... Coisas que só o coração pode entender... Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho…”
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:11
2
comentários
Quando o empregado pergunta ao chefe:
- O que devo fazer?
O chefe deveria responder, simplesmente, com a seguinte pergunta:
- Quais são os nossos valores?
E o empregado, então, passaria a saber o que fazer...
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:06
0
comentários
TREINAMENTO é uma palavra que, da maneira como hoje é entendida, deve entrar em desuso.
Eu TREINO cães.
Pessoas, por outro lado, eu devo EDUCAR (ensinando os porquês e os comos).
E o rotineiro que seja automatizado.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
17:59
0
comentários
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
17:52
1 comentários
Dizem que é difícil fazer previsões, mas esta eu sei que vou acertar:
Nos próximos 5 anos, veremos mais mudanças acontecerem do que em toda a nossa vida!
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
17:45
0
comentários
Você pode imaginar os diferentes usos que podem ser dados à essa tecnologia...
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
19:44
0
comentários
Unindo a criatividade brasileira à capacidade de realização da...
...acredite: ESLOVÊNIA!!!
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:54
0
comentários
Você está num restaurante com a sua família ou amigos. Eis que de repente...
O local é Pamplona, capital de Navarra, Espanha.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:51
0
comentários
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:50
0
comentários
“Creatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
07:54
2
comentários
Sensacional esse vídeo!
E o livro está para ser publicado.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
21:01
0
comentários
NUNCA TENHA RECEIO DE TENTAR ALGO NOVO.
LEMBRE:
A ARCA FOI FEITA POR AMADORES. O TITANIC, POR PROFISSIONAIS.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
14:08
0
comentários
A Apple é fantástica por vários fatores, como por compreender que a inovação deve ir além do produto. Ela inova nos serviços, no design, no marketing, nas apresentações dos novos produtos,...
O fato é que a inovação está no DNA da Apple. E isso é dificílimo de ser obtido, significando o mais elevado nivel de maturidade em termos de inovação empresarial, sendo extremamente complexo para outras empresas alcançarem tal façanha, pois isso demanda "formar uma cultura", o que requer muito tempo e um esforço contínuo, de toda a empresa.
Inovação aberta? Atualmente, fala-se muito sobre isso. No entanto, a Apple, empresa que considero ser o verdadeiro ícone da inovação no planeta, não tem nada de "aberta"!
Está certo que a Apple é uma organização diferenciada, única, mas o fato de ela não fazer "inovação aberta" demonstra, na prática, que não é necessário que se abra o processo de inovação em uma empresa, para que sejam gerados produtos e serviços excepcionais.
E ressalto, mais uma vez, que a Apple é dificilmente reproduzível, imitável, copiável...
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
13:47
0
comentários
É fundamental que uma empresa se preocupe com a ESTRATÉGIA, isto é, com definir bem os seus objetivos, com elaborar os planos necessários para atingi-los, com providenciar os recursos demandados,...
Entretanto, outros fatores também exigem cuidadosa atenção, como por exemplo, o CLIMA ORGANIZACIONAL. Este, está diretamente relacionado a inspirar pessoas, a motivar equipes, a proporcionar a "alegria pelo trabalho bem feito", a gerar uma "vontade de fazer acontecer", a extrair o melhor de cada um.
Acontece que o CLIMA é algo bem mais sensível, sendo que a equipe é muito menos tolerante a um eventual descaso da sua chefia com respeito a isso.
Além do mais, a ESTRATÉGIA pode ser alterada a qualquer momento e de maneira rápida; porém, modificar um "clima tenso", uma "atmosfera pesada", com o pessoal já desanimado e desmotivado, demanda muito mais tempo e uma enorme energia (se é que ainda é possível modificar um clima deteriorado por muito tempo!).
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
16:19
0
comentários
Dizem que os empreendedores de sucesso (Bill Gates e Steve Jobs, por exemplo) são pessoas de cabeça.
É claro que são pessoas inteligentes, disso ninguém duvida. Entretanto, antes de tudo, são pessoas que colocam o coração naquilo que fazem.
Todo empreendedor de sucesso tem verdadeira paixão por aquilo que faz. É a paixão que faz a grande diferença!
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
20:45
1 comentários
Fico impressionado ao constatar que muitas pessoas aparentam não querer aprender coisas novas. Vivem satisfeitas com o que sabem e, assim, estacionam. Não evoluem.
Gerentes e chefes, em geral, dizem que muitos de seus colaboradores simplesmente "desistem", como se lhes tivesse esgotado a bateria. Vão até certo ponto e, daí em diante, não querem mais crescer e recusam os desafios. Não desejam aprender coisas novas. Não questionam. Conformam-se. Param.
Muitas empresas têm bons programas de treinamento, mas é necessário que as pessoas queiram aprender. Ninguém consegue ensinar quem não tem vontade aprender. Esse é o desafio.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
20:33
1 comentários
Quem quer empreender e inovar, tem que ficar surdo às negativas que sempre aparecem.
-Isso é sonho!... -Isso não vai dar certo!... -Loucura!...
E quando o empreendimento é viabilizado, aí esses indivíduos negativos imaginam que tudo foi muito fácil, até rápido demais, e que não passou de pura... Sorte!
-Hoje as coisas são mais difíceis; na época em que ele empreendeu aquilo, era muito mais fácil... -Fez porque foi apadrinhado pelo fulano... -Qualquer um faria aquilo; ele só estava na hora certa, no lugar certo...
Você já viu esse "filme" antes?
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:49
1 comentários
É impressionante ver como os jovens que têm hoje ingressado nos ambientes de trabalho, já querem ser promovidos.
Ambicionam conseguir, imediatamente, sucesso material e prestígio.
Desejam ser reconhecidos como profissionais competentes, mesmo antes de terem tempo para mostrar competência.
Mas não pode haver ilusão! A não ser que alguém seja premiado na loteria, a verdade é que, para que se tenha algum sucesso, é preciso muito trabalho, muito foco no que se faz, muito empenho, muito suor, muitas lutas, muita dedicação, muita persistência, muitas noites mal dormidas!
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
18:37
1 comentários
Desde o primata Australophitecus, passaram-se 3 milhões de anos.
No entanto, se esses 3 milhões de anos fossem condensados em apenas 1 ano, as mudanças radicais que temos experimentado na ciência e na tecnologia teriam ocorrido somente nos últimos 15 segundos.
Em nenhum período da História houve tantas mudanças ao mesmo tempo, quanto agora. E esse processo só tende a se intensificar.
Portanto, se você não deseja virar um Australophitecus em pleno Século XXI, então...
...MUDE! MUDE! MUDE!
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
20:21
0
comentários
Então saiba que, com essa característica, você está entre a grande maioria dos profissionais.
Realmente diferenciados são aqueles que, identificando algum problema, tentam resolvê-lo, já apresentando ao superior hierárquico a solução, ou algumas opções de solução.
Postado por
Marcos de Lacerda Pessoa
às
14:33
1 comentários