sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eike quer a Apple no Brasil



Eike Baptista: estratégia e logística.

Leia aqui.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sobre inovação



1) Inovação não é o que os inovadores oferecem; é o que os consumidores adotam.

2) Ideias não geram valor; é a implamentação de uma ideia que cria inovação e gera valor.

3) Não creia em opiniões; teste tudo, sempre!

4) Boas idéias são inúteis no contexto da inovação; ninguém compra idéias, mas sim produtos e serviços.

5)
Pessoas com boas idéias em geral não são inovadoras; pois só falam sobre elas próprias e sobre as suas ideias, reclamam muito do "sistema" e não botam as ideias em prática.



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Se Kotler falou, está falado!...



Philip Kotler fez uma palestra no HSM ExpoManagement 2010.

Kotler defende uma visão “humanizada” da comunicação e dos negócios, o que ele chama de Marketing 3.0: marketing centrado em valores (não em produtos ou em clientes).

As empresas devem se preocupar com o planeta, contribuindo para um mundo melhor. Não basta serem lucrativas e eficientes, têm que se preocupar com os outros. As empresas têm que ter causa e propósito, colaborando para darem um sentido na vida de seus funcionários, fornecedores, acionistas, clientes.

Alguma coincidência com o que vimos dizendo há anos?

Para quem tem acompanhado o nosso trabalho profissional, tem visto que o nosso discurso (inclusive com os mesmos termos), o nosso propósito e as nossas ações têm se pautado EXATAMENTE NISSO. Nem sempre, entretanto, com o devido apoio. Primeiro, porque não podemos nos comparar com o prestigiado Kotler (nem de longe!); depois, por vivermos em uma sociedade hiper-consumista, hiper-hedonista, hiper-pós-moderna, como a nossa, que só se preocupa com o próprio umbigo. Falamos sobre isso em uma palestra que demos no ano passado, e que teve como título "Sociedade Quinária".

Talvez agora, com o guru Kotler falando o que já temos pregado há muito tempo, passemos a ser mais ouvidos...

Kotler também diz que as empresas vendem experiências e não produtos ou serviços. Tudo isso também já dissemos. Só chamamos de "x.0", enquanto Kotler usa a denominação "3.0". Esses conceitos, à propósito, estão no livro "Projeto BEL: a COPEL Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe", impresso em dezembro de 2008, particularmente no Capítulo 1 - "BEL: a COPEL Telecomunicações na era x.0".



Curioso...


Nicholas Carr, pesquisador do MIT, fez a apologia do cloud computing, durante sua apresentação em evento da HSM, o ExpoManagement. Segundo ele, tudo deverá passar para"as núvens", com o tempo.

No entanto, isso não está de acordo com o que ele mesmo fala em seu livro A Grande Mudança, onde ele afirma que a tendência é "híbrida", sendo o desafio maior a decisão sobre o que passaria para "as núvens" e o que ficaria fora.

Curioso...



O mesmo polêmico pesquisador, há algum tempo, afirmou que a Internet está prejudicando as nossas atividades cerebrais. Veja mais sobre o assunto aqui.

Todos queremos ser jovens!

We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inovação exige uma equipe apaixonada


Uma pessoa, por si só, pode ter uma ideia fantástica.

Entretanto, para materializá-la é geralmente necessário que haja mais de uma pessoa, dedicando-se àquilo.

E isso me fez lembrar do Tom Jobim:

“Vou te contar... Os olhos já não podem ver... Coisas que só o coração pode entender... Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho…”

Valores

Quando o empregado pergunta ao chefe:

- O que devo fazer?


O chefe deveria responder, simplesmente, com a seguinte pergunta:


- Quais são os nossos valores?

E o empregado, então, passaria a saber o que fazer...

No meu conceito




TREINAMENTO é uma palavra que, da maneira como hoje é entendida, deve entrar em desuso.

Eu TREINO cães.

Pessoas, por outro lado, eu devo EDUCAR (ensinando os porquês e os comos).


E o rotineiro que seja automatizado.

Uma questão de foco



Gerenciar

= foco no presente.

Liderar
= foco no futuro.

Sobre o futuro



Dizem que é difícil fazer previsões, mas esta eu sei que vou acertar:

Nos próximos 5 anos, veremos mais mudanças acontecerem do que em toda a nossa vida!

Reflexão



Jamais copiarei o que alguém está fazendo.

Por que?


Justamente porque alguém já está fazendo!

sábado, 6 de novembro de 2010

Kotler: uma recente apresentação



Marketing 3.0 segundo Philip Kotler:


E um exemplo:


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novo conceito para as portas dos carros

ASIMO

Você pode imaginar os diferentes usos que podem ser dados à essa tecnologia...

Aquarela

Unindo a criatividade brasileira à capacidade de realização da...

...acredite: ESLOVÊNIA!!!


Inesperado, sensacional!

Você está num restaurante com a sua família ou amigos. Eis que de repente...



O local é Pamplona, capital de Navarra, Espanha.

"É possível fazer poesia em qualquer lugar"

sábado, 23 de outubro de 2010

Desperte para a inovação

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Frase de Theodore Levitt



Creatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”.




quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sobre a origem das boas ideias

Sensacional esse vídeo!



E o livro está para ser publicado.

sábado, 28 de agosto de 2010

A roda do tempo

Clique AQUI.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MEDO: a maior barreira para empreender e para inovar




NUNCA TENHA RECEIO DE TENTAR ALGO NOVO.

LEMBRE:

A ARCA FOI FEITA POR AMADORES. O TITANIC, POR PROFISSIONAIS.

Inovação aberta: necessária?


A Apple é fantástica por vários fatores, como por compreender que a inovação deve ir além do produto. Ela inova nos serviços, no design, no marketing, nas apresentações dos novos produtos,...

O fato é que a inovação está no DNA da Apple. E isso é dificílimo de ser obtido, significando o mais elevado nivel de maturidade em termos de inovação empresarial, sendo extremamente complexo para outras empresas alcançarem tal façanha, pois isso demanda "formar uma cultura", o que requer muito tempo e um esforço contínuo, de toda a empresa.

Inovação exige paixão!

Quem empreende inovação precisa ser uma apaixonado pelo que faz. E isso, quando alcançado, passa a ser naturalmente transmitido aos usuários. Os usuários dos produtos Apple são, definitivamente, apaixonados pelos mesmos.

Inovação aberta? Atualmente, fala-se muito sobre isso. No entanto, a Apple, empresa que considero ser o verdadeiro ícone da inovação no planeta, não tem nada de "aberta"!

Está certo que a Apple é uma organização diferenciada, única, mas o fato de ela não fazer "inovação aberta" demonstra, na prática, que não é necessário que se abra o processo de inovação em uma empresa, para que sejam gerados produtos e serviços excepcionais.

E ressalto, mais uma vez, que a Apple é dificilmente reproduzível, imitável, copiável...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Climate change


É fundamental que uma empresa se preocupe com a ESTRATÉGIA, isto é, com definir bem os seus objetivos, com elaborar os planos necessários para atingi-los, com providenciar os recursos demandados,...

Entretanto, outros fatores também exigem cuidadosa atenção, como por exemplo, o CLIMA ORGANIZACIONAL. Este, está diretamente relacionado a inspirar pessoas, a motivar equipes, a proporcionar a "alegria pelo trabalho bem feito", a gerar uma "vontade de fazer acontecer", a extrair o melhor de cada um.

Acontece que o CLIMA é algo bem mais sensível, sendo que a equipe é muito menos tolerante a um eventual descaso da sua chefia com respeito a isso.

Além do mais, a ESTRATÉGIA pode ser alterada a qualquer momento e de maneira rápida; porém, modificar um "clima tenso", uma "atmosfera pesada", com o pessoal já desanimado e desmotivado, demanda muito mais tempo e uma enorme energia (se é que ainda é possível modificar um clima deteriorado por muito tempo!).

sábado, 3 de julho de 2010

Principais características do empreendedor

Dizem que os empreendedores de sucesso (Bill Gates e Steve Jobs, por exemplo) são pessoas de cabeça.

É claro que são pessoas inteligentes, disso ninguém duvida. Entretanto, antes de tudo, são pessoas que colocam o
coração naquilo que fazem.

Todo empreendedor de sucesso tem
verdadeira paixão por aquilo que faz. É a paixão que faz a grande diferença!

Entusiasmo e paixão:
no meu entender, as principais características de um empreendedor de sucesso.

Vontade

Fico impressionado ao constatar que muitas pessoas aparentam não querer aprender coisas novas. Vivem satisfeitas com o que sabem e, assim, estacionam. Não evoluem.

Gerentes e chefes, em geral, dizem que muitos de seus colaboradores simplesmente "desistem", como se lhes tivesse esgotado a bateria. Vão até certo ponto e, daí em diante, não querem mais crescer e recusam os desafios. Não desejam aprender coisas novas. Não questionam. Conformam-se. Param.


Muitas empresas têm bons programas de treinamento, mas é necessário que as pessoas queiram aprender. Ninguém consegue ensinar quem não tem vontade aprender. Esse é o desafio.

Todo mundo vê as pingas que tomo, mas não vê os tombos que levo

Quem quer empreender e inovar, tem que ficar surdo às negativas que sempre aparecem.

-Isso é sonho!... -Isso não vai dar certo!... -Loucura!...

E quando o empreendimento é viabilizado, aí esses indivíduos negativos imaginam que tudo foi muito fácil, até rápido demais, e que não passou de pura... Sorte!

-Hoje as coisas são mais difíceis; na época em que ele empreendeu aquilo, era muito mais fácil... -Fez porque foi apadrinhado pelo fulano... -Qualquer um faria aquilo; ele só estava na hora certa, no lugar certo...


Você já viu esse "filme" antes?

Antes, muito suor!


É impressionante ver como os jovens que têm hoje ingressado nos ambientes de trabalho, já querem ser promovidos.

Ambicionam conseguir, imediatamente, sucesso material e prestígio.

Desejam ser reconhecidos como profissionais competentes, mesmo antes de terem tempo para mostrar competência.

Mas não pode haver ilusão! A não ser que alguém seja premiado na loteria, a verdade é que, para que se tenha algum sucesso, é preciso muito trabalho, muito foco no que se faz, muito empenho, muito suor, muitas lutas, muita dedicação, muita persistência, muitas noites mal dormidas!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Primata?

Desde o primata Australophitecus, passaram-se 3 milhões de anos.

No entanto, se esses 3 milhões de anos fossem condensados em apenas 1 ano, as mudanças radicais que temos experimentado na ciência e na tecnologia teriam ocorrido somente nos últimos 15 segundos.

Em nenhum período da História houve tantas mudanças ao mesmo tempo, quanto agora. E esse processo só tende a se intensificar.

Portanto, se você não deseja virar um Australophitecus em pleno Século XXI, então...

...MUDE! MUDE! MUDE!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Você é um bom identificador de problemas?



Então saiba que, com essa característica, você está entre a grande maioria dos profissionais.

Realmente diferenciados são aqueles que, identificando algum problema, tentam resolvê-lo, já apresentando ao superior hierárquico a solução, ou algumas opções de solução.